Anatomias do visível: cinema, corpo e a máquina da ficção científica
por João Luiz Vieira
Marco oficial do nascimento do cinema, o ano de 1895 celebra a primeira projeção pública com ingresso pago do...
por João Luiz Vieira
Marco oficial do nascimento do cinema, o ano de 1895 celebra a primeira projeção pública com ingresso pago do...
por Benedito Nunes
O poeta crítico e o crítico poeta se juntam em T. S. Eliot, para quem a poesia tem uma dupla tarefa: aperfeiçoar a...
por Michel Déguy
O intelectual nada sabe fazer, se comparado às atividades técnicas dos outros, mas tem o poder das palavras (e o poder...
Durante a Revolução francesa, o teatro sai das salas privilegiadas para ganhar as ruas. Os discursos se casam com uma...
Os Sonetos de Shakespeare, escritos entre 1593 e 1599, costumam ser divididos em duas partes, uma tendo por objeto um...
por Enio Squeff
Os debates sobre nacionalismo não são antigos, mas o tema é amplo; a própria palavra, por ser nova e por conter...
No século XVIII, não havia fronteiras precisas entre filosofia e literatura. A obra de Diderot é, nisso, exemplar....
por Guilherme Wisnik
Um dos grandes problemas contemporâneos, no campo da arte, é a excessiva nitidez com que o mundo se apresenta à nossa...
por Eugène Enriquez
Desde Aristóteles sabe-se que não é possível pensar sem fantasma (isto é: fantasia, imaginação). O pensamento...
por Jean Galard
Ter a experiência da guerra “ao vivo” seria participar dela, sofrê-la no próprio corpo com a angústia de...