A vida como tempo de uma experiência sempre inacabada
por Eugène Enriquez
A modernidade teve como característica principal a crença no progresso contínuo e na supremacia de uma razão, e teve...
por Eugène Enriquez
A modernidade teve como característica principal a crença no progresso contínuo e na supremacia de uma razão, e teve...
Há vícios que surgem como a negativa de uma virtude: a intemperança se define como o negativo da temperança. Outros...
por Sérgio Cardoso
Já no tempo do filósofo Michel de Montaigne, muito se escrevia como exercício de dissertação. Não ele – para...
por Mario Perniola
Qual a relação entre a cena e a violência, entre o espetáculo social e a morte, entre a realidade política e o...
por Francisco Bosco
Já se vão quase 900 anos desde que as narrativas do mito de Tristão e Isolda apresentaram ao mundo a formulação...
por Eugène Enriquez
problema fundamental e atualíssimo: “na sociedade do cada um por si, do um contra o outro, o homem se...
por Renato Lessa
Um ponto de partida possível para pensar a indiferença pode ser a proposição do antropólogo Michael Herzfeld, em...
por Anselm Jappe
“O espetáculo não pode ser compreendido como um abuso do mundo visível, produto das técnicas de difusão...
por Maria Rita Kehl
O período da recente ditadura militar no Brasil (1964-1985) não foi encerrado com estrondo, mas como um suspiro de...
Com suas suspeitas sobre o estatuto do sujeito, Wittgenstein depara-se, em seus escritos posteriores às Investigações...