Fim da guerra clássica: novos estados de violência
por Frédéric Gros
Atentados terroristas que atingem o coração das grandes cidades do mundo ocidental, “intervenções” militares de...
por Frédéric Gros
Atentados terroristas que atingem o coração das grandes cidades do mundo ocidental, “intervenções” militares de...
A obra de arte tenta testemunhar o indeterminado, o inexprimível. É esta busca do que não pode ser mostrado que a faz...
por Marcelo Coelho
Por muito tempo, nas democracias ocidentais, o recurso à tortura como método de investigação era inadmissível –...
por Adauto Novaes
Lemos nas notas de trabalho de O visível e o invisível, de Merleau-Ponty, que cada sentido é um mundo absolutamente...
por Marcelo Jasmin
Antigos e modernos pensaram a tradicional tripartição do tempo a partir da inscrição dos seres humanos no seu...
Quando se escreve a história da televisão no Brasil, fica-se, em geral, nos grande projetos, particularmente na Globo...
por Francis Wolff
Dois tipos de discurso nos mascaram o ser das imagens: o técnico e o moral. O discurso técnico, isto é, a pergunta...
por Francis Wolff
Das questões filosóficas, a da natureza humana é a mais importante, porque todas as outras dependem dela. Sua...
por Celso Lafer
A questão da relação entre verdade e política é clássica e, nem por isso, menos atual. Trata-se de determinar até...
por Evgen Bavcar
Não se pode separar a imagem e o verbo. A imagem condiciona o texto e o texto condiciona a imagem. E vice-versa....