Arthur Nestrovski

Arthur Nestrovski é compositor, violonista, crítico literário e musical, escritor e editor brasileiro. É diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Graduado em música pela Universidade de York (Inglaterra), é PhD em Literatura e Música pela Universidade de Iowa (EUA). Foi crítico de música clássica do jornal Folha de S.Paulo, editor da PubliFolha e professor na pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.

Desde então, gravou os cds Jobim violão (solo) e Chico violão (solo), Tudo o que gira parece a felicidade (de composições próprias) e Pra que chorar (de que foi compositor e arranjador, com o cantor Celso Sim), O fim da canção – TatitWisnikNestrovski (DVD) e Pós você e eu, com a cantora Lívia Nestrovski. Apresenta-se regularmente com artistas como Zé Miguel Wisnik, Zélia Duncan, Adriana Calcanhotto e Paula Morelenbaum, no Brasil e no exterior (Alemanha, Portugal, Polônia).

Renomado também como autor de livros infantis, recebeu o prêmio Jabuti de livro do ano com Bichos que existem e bichos que não existem. Como editor, foi responsável por livros sobre música, de autoria de José Miguel Wisnik, Tom Zé, Arnaldo Antunes, Luiz Tatit e outros, e pela coleção Folha explica, que soma 83 volumes.

Escreveu Debussy e Poe, Ironias da modernidade. Ensaios sobre literatura e música, Notas musicais. Do Barroco ao Jazz, Três canções de Tom Jobim, Outras notas musicais. Da Idade Média à Música Popular Brasileira e Palavra e sombra. Ensaios de crítica.

Participou da coletânea Artepensamento.