Maria Helena da Cruz Coelho é doutora em história medieval portuguesa. Foi professora catedrática da Universidade de Coimbra, da qual dirigiu o Instituto de Paleografia e diplomática. É membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Real Academia de la História e da Academia Portuguesa de História. Presidiu o Conselho Diretivo da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e dirigiu a Revista Portuguesa de História.
Recebeu o prêmio de ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, sete prêmios da Academia Portuguesa da História e a medalha de mérito, Grau Ouro, da Câmara Municipal de Arouca.
Escreveu os seguintes livros: O poder concelhio das origens às cortes constituintes, Uma terra de fronteira nos séculos XII-XIII, Arouca – uma terra, um mosteiro, uma santa, Homens, Espaços e Poderes, Domínio senhorial, História Medieval de Portugal, A feira de Coimbra no contexto das feiras medievais portuguesas, Festa e sociabilidade na Idade Média, Superstição, fé e milagres na Idade Média, Ócio e Negócio, Sant’Antonio da Lisbona in Santa Croce di Coimbra, Forais de Montemor-o-Velho, D. João I, Foral de D. Manuel I a Santarém, D. João I, o que recolheu Boa Memória, D. João I, O de Boa Memória, Montemor-o-velho a caminho da corte e das cortes, Memórias Municipais. Os Forais de Vila de Rei, D. Filipa de Lencastre. A inglesa rainha, D. Leonor de Portugal. A imperatriz (1434-1467), Vila do Conde.