Os recursos éticos do silêncio e o “ensinamento sem palavras”(wu yan zhi jian) no taoismo antigo
por Romain Graziani
Os textos fundadores do taoísmo filosófico, em particular o livro de Lao-Tsé, o Tao-te-king, bem como os Escritos do...
por Romain Graziani
Os textos fundadores do taoísmo filosófico, em particular o livro de Lao-Tsé, o Tao-te-king, bem como os Escritos do...
por Maria Rita Kehl
Passividade de vida é receptividade. É contemplação. Deixar o espírito livre e disponível para captar o que vier,...
A preguiça é uma noção difícil porque envolve o conceito de tempo, e, desde Santo Agostinho – pelo menos –,...
por Ruwen Ogien
Segundo uma longa tradição filosófica, que se pode remontar aos antigos gregos, a relação consigo mesmo tem certo...
O medo é definido por Hobbes como uma sorte de aversão por um objeto do qual se tem a expectativa de um dano e, como...
O romance A religiosa , de Denis Diderot, escrito em 1760 e publicado em 1778, retoma várias formas romanescas bem...
por Renato Lessa
Para Althusius, os seres humanos nascem como náufragos que, nus, sem qualquer proteção ou inscrição prévia no...
No espaço de alguns anos, ocorreu algo de extraordinário no universo midiático das sociedades contemporâneas:...
por Jacob Rogozinski
A morte do rei no Terror da Revolução francesa sugere não só uma transferência da soberania política, mas um...
Um artigo publicado por Martin Heidegger, em 1959, no jornal Neuer Zuricher Zeitung, nos proporciona pontos de apoio...