O demônio mudo
O tema do “olhar” aparece muitas vezes nos sermões do padre Antônio Vieira. Já em 1638, na Bahia, com apenas 30...
O tema do “olhar” aparece muitas vezes nos sermões do padre Antônio Vieira. Já em 1638, na Bahia, com apenas 30...
por Maria Rita Kehl
A preguiça, também chamada entre as classes populares no Brasil de malandragem, é uma forma de resistência à...
Como foi o primeiro encontro entre Baudelaire e Delacroix, em 1845? O encontro, quase indiferente ao pintor, foi...
por Marcelo Jasmin
Da história se diz que narra o que aconteceu. Mas, também, que é o que acontece? Desde o século XIX, estabeleceu-se...
por Flavio Di Giorgi
O signo linguístico é sempre um símbolo, não é puramente convencional como um sinal de trânsito. Ele faz parte de...
Se por um lado se impõe progressivamente a visão dos produtos culturais televisivos como simulacros (logo, imagens...
por Willi Bolle
O imbricamento entre poesia e pensamento, na obra de Walter Benjamin, manifesta-se em sua arte de escrever a história...
por Alfredo Bosi
Em suas análises sobre a modernidade e, em especial sobre a obra poética de Baudelaire, Walter Benjamin aproxima...
A partir das análises das obras de Leon Battista Alberti, Leonardo da Vinci e Miguel Angelo, distinguem-se três...
por Eugênio Bucci
Olhar é trabalhar. Olhar é trabalhar no sentido social. No sentido cultural e econômico: o olhar constrói o sentido...