Um preâmbulo: O “raio visual”ou as memórias de infância
por Eugênio Bucci
Olhar é trabalhar. Olhar é trabalhar no sentido social. No sentido cultural e econômico: o olhar constrói o sentido...
por Eugênio Bucci
Olhar é trabalhar. Olhar é trabalhar no sentido social. No sentido cultural e econômico: o olhar constrói o sentido...
por Jorge Coli
É no campo da marginalidade que Courbet localiza o novo artista. Courbet não teoriza, a exemplo dos filósofos, a...
por Guilherme Wisnik
A eclosão da modernidade, a partir da segunda metade do século XIX, é fortemente marcada pelo acelerado processo de...
por Mario Perniola
Qual a relação entre a cena e a violência, entre o espetáculo social e a morte, entre a realidade política e o...
Qual é a fronteira entre a história e a ficção? Essa questão subentende dois temas: o da lógica e o da...
A obra de arte tenta testemunhar o indeterminado, o inexprimível. É esta busca do que não pode ser mostrado que a faz...
Os Sonetos de Shakespeare, escritos entre 1593 e 1599, costumam ser divididos em duas partes, uma tendo por objeto um...
por Benedito Nunes
Na ontologia de Ser e Tempo (1927), Heidegger diz que o advir do dasein se desloca no presente, que o seu haver sido é...
por João Luiz Lafetá
A marca constante da poesia de Ferreira Gullar (reunida em Toda poesia, 1950-1980) é a inquietação e o inconformismo....