A narrativa: metáfora e liberdade
“Quem ainda encontra pessoas que saibam contar histórias como devem ser contadas? Por acaso, os que hoje estão em...
“Quem ainda encontra pessoas que saibam contar histórias como devem ser contadas? Por acaso, os que hoje estão em...
A televisão brasileira adentra pelos anos 70 bastante associada com o espírito do momento, não só pela reprodução...
Para melhor entender o silêncio dos intelectuais hoje, é preciso traçar um paralelo entre a filosofia pós-moderna e...
Uma das consequências mais significativas e abrangentes da revolução tecnocientífica ocorrida ao longo do século 20...
por Jorge Coli
No avesso do espetáculo, que magnetiza o olhar pelo exterior, há o perscrutar das essências invisíveis. Velho tema,...
por Elie During
Fala-se com facilidade do futuro, como se ele fosse um só. Ou: “nosso futuro”, como se o futuro fosse nosso antes...
por Jorge Coli
A ópera é, por excelência, o lugar dos desejos. Daí a dificuldade de isolar, dela, um exemplo. Falstaff destaca-se,...
Em geral, entende-se a dificuldade em retratar um lugar em função dos véus que o recobrem. Com efeito, ao se filmar...
A televisão é, no Brasil, o principal veículo de socialização das experiências, aquele que dá a linguagem pela...
por Jean-Michel Rey
O caso de Paul Valéry talvez seja único no século XX. Poucos filósofos ou escritores, ao longo da história mesmo,...