Mutações – a experiência do pensamento
O que significa “pensar”? Aventuras do pensamento entre a Antiguidade e a Modernidade
por Francis Wolff
Se há, por um lado, a atividade cerebral objetiva e mensurável, há, por outro, sua experiência. Embora não se possa...
A representação ténica do mundo e a inexperiência do pensamento
Segundo Bergson, a natureza não fez o homem para pensar, mas para conhecer na medida em que as representações...
O fim do humanismo e a tarefa do pensamento
Um artigo publicado por Martin Heidegger, em 1959, no jornal Neuer Zuricher Zeitung, nos proporciona pontos de apoio...
Os contornos indeterminados do moderno
por Claude Imbert
Moderno é uma qualificação cuja origem é filosófica mas atravessou todo o campo da vida cultural que reivindicava a...
Pensar o mal hoje. Ensaio sobre o apocalipse nuclear
O mal está tradicionalmente relacionado com as intenções de quem o comete. Os horrores do século XX mostraram que...
Há situações em que é imoral pensar? O duplo fundamento insuficiente do ato moral
por Vladimir Safatle
Haveria momentos em que é imoral pensar (entendendo pensar como a deliberação racional a partir dos cálculos de...
Modernidade: o deslimite da razão e o esgotamento ético
Para entender a contemporaneidade, é preciso entender, primeiro, as relações entre a pulsão anti-genealógica no...
Da morte do sujeito à invenção de si (experiências do pensamento e exercícios espirituais estoicos a partir de Michel Foucault)
por Frédéric Gros
O filósofo Michel Foucault proclamou, em meados da década de 1960, a morte do homem e do sujeito. Na ocasião, a...
O bem comum e a vontade geral
por Newton Bignotto
Nas últimas décadas, houve uma transformação tão radical nas condições de vida que já parece não haver...
Da Filosofia Política e da Crença (ou das condições necessárias para a experiência do pensamento sobre a política)
por Renato Lessa
Em que sentido podem as crenças importar para a filosofia política? A crença nas existências da mente, do tempo e...
O paradoxo da imaginação: fonte do pensamento, enclausuramento da crença
por Eugène Enriquez
Desde Aristóteles sabe-se que não é possível pensar sem fantasma (isto é: fantasia, imaginação). O pensamento...
O lugar do anímico: experiência e ficção em Wittgenstein
Com suas suspeitas sobre o estatuto do sujeito, Wittgenstein depara-se, em seus escritos posteriores às Investigações...
Mistérios de um mundo sem mistério
por Jorge Coli
Se nos colocarmos na óptica da racionalidade, a obra de arte é antes de tudo um objeto a ser destrinchado. O poder...
Um preâmbulo: O “raio visual”ou as memórias de infância
por Eugênio Bucci
Olhar é trabalhar. Olhar é trabalhar no sentido social. No sentido cultural e econômico: o olhar constrói o sentido...
Como nossos jovens pensam?
por Pascal Dibie
Como pensa o jovem. Sim, como será que pensa? Será que pensa mesmo? Para começar, é preciso reconhecer que a...
Metafísica e tecnociência: uma cooperação impossível?
por Paul Clavier
Ao longo do século XX ocorreu uma série de interferências entre a ambição tecnocientífica e a vocação...
A razão niilista
por Antonio Cicero
Em A vontade de poder Nietzsche pergunta: “Que significa o niilismo?”. E responde: “Que os valores...
A mutação darwinista
Freud referiu-se às três grandes feridas narcísicas sofridas pela humanidade. A primeira foi infligida por...
O que Poincaré sussurou para Valéry
Nas primeiras décadas do século XX, Jacques Hadamard, matemático francês de grande renome, examinou questionários...
Tempos antiprometeicos
Constitutiva do mito, a polissemia permite variações em torno de seu núcleo; no caso de Prometeu, qual foi o fogo que...