Muito além do espetáculo
Por trás do espetáculo: o poder das imagens
por Francis Wolff
Dois tipos de discurso nos mascaram o ser das imagens: o técnico e o moral. O discurso técnico, isto é, a pergunta...
A liberdade de imaginar
Na sua exposição crítica das concepções clássicas da imagem, de Descartes a Nume, Sartre observa que o ponto comum...
O invisível da visão
por Renaud Barbaras
O que é ver? A visão é algo difícil de definir. A atitude mais natural consiste em defini-la a partir dos conteúdos...
O invisível das imagens
por Jorge Coli
No avesso do espetáculo, que magnetiza o olhar pelo exterior, há o perscrutar das essências invisíveis. Velho tema,...
Valores e interesses na era das imagens
Paul Valéry dizia, num trecho comentado mais tarde por Benjamin, que “tal como a água, o gás e a corrente elétrica...
Virtualidades reais
Em nossa época hipertecnificada, presenciamos a diluição das antigas fronteiras cartesianas que demarcavam com...
A política dos costumes
A televisão é, no Brasil, o principal veículo de socialização das experiências, aquele que dá a linguagem pela...
A imagem, vestígio desconhecido da luz
por Evgen Bavcar
Reiterativa e, por isso, recíproca ou substitutiva, a díade palavra-imagem nem sempre foi assim. Na renascença...
Imagens impossíveis
por Adauto Novaes
Evgen Bavcar, filósofo e fotógrafo cego, nasceu na Eslovênia em 1946. É autor de “Imagem, vestígio desconhecido...
O sex appeal da imagem e a insurreição do desejo
O espetáculo moderno é um canto épico, mas não canta, como a “Ilíada”, os homens e suas armas, e sim a...
Cena e violência
por Mario Perniola
Qual a relação entre a cena e a violência, entre o espetáculo social e a morte, entre a realidade política e o...
A guerra ao vivo
por Jean Galard
Ter a experiência da guerra “ao vivo” seria participar dela, sofrê-la no próprio corpo com a angústia de...
O espetáculo e a mercadoria como signo
por Eugênio Bucci
A imensa oferta de imagens que caracteriza a paisagem da cultura contemporânea costuma ser pensada como se fosse um...
Muito além do espetáculo
por Maria Rita Kehl
A cultura contemporânea é uma cultura da imagem, cujo predomínio sobre a palavra, oral ou escrita, é demonstrado de...
O reino da contemplação passiva
por Anselm Jappe
“O espetáculo não pode ser compreendido como um abuso do mundo visível, produto das técnicas de difusão...
Mapear um mundo sem limites
As novas dimensões espaço-temporais instauradas pela globalização econômica e as configurações informes e...