Contra a ideia de Renascimento
por Leon Kossovitch
Dois “Renascimentos” distinguem-se na história das artes: o inventado, retórica, poeticamente, no século...






































por Leon Kossovitch
Dois “Renascimentos” distinguem-se na história das artes: o inventado, retórica, poeticamente, no século...
por Marilena Chaui
O medo está ligado ao mistério e à finitude. Medo da morte. Medo também do incontrolável, do feminino (Lilith, Eva,...
A década de 60 é a que desperta o maior interesse dos pesquisadores do cinema brasileiro. Nela se aguçam as questões...
Em oposição a Maquiavel, o padre Antônio Vieira defende em seus Sermões que “não há fim sem meios” e que o...
por Evgen Bavcar
A relação entre corpo ferido e história passa pela noção de progresso; logo, de subdesenvolvimento. De início, a...
por João Luiz Vieira
Marco oficial do nascimento do cinema, o ano de 1895 celebra a primeira projeção pública com ingresso pago do...
Existe harmonia entre pensamento e realidade? Mas o que garante que o pensamento seja por princípio um discurso...
por Benedito Nunes
A paixão segundo G. H. de Clarice Lispector é um mergulho em camadas soterradas da sensibilidade humana e no próprio...
por Jorge Coli
No avesso do espetáculo, que magnetiza o olhar pelo exterior, há o perscrutar das essências invisíveis. Velho tema,...