Artepensamento
Humanismo e pintura
Diverso por natureza, o Renascimento aconteceu em vários países europeus em momentos e circunstâncias diferentes. Há...
Deus cantor
por Lorenzo Mammi
Entre os séculos III e VI d.C. a música no Ocidente começa a se diferenciar das músicas grega, romana, hindu ou...
Contra a ideia de Renascimento
por Leon Kossovitch
Dois “Renascimentos” distinguem-se na história das artes: o inventado, retórica, poeticamente, no século...
A máscara, o véu, o coração ou Um erro de Montesquieu, sobre o harém, nas “Cartas persas”
A máscara é um traço distintivo de qualquer cultura. Através dela o homem assume uma identidade, uma persona. Mas...
A ópera de Rousseau
Novembro de 1769. Suíça. Numa casa perdida nas montanhas, vive Rousseau. Solitário, doente e perseguido, ele retoma a...
Kant: juízo estético e reflexão
A Crítica do juízo de Kant situa-se numa passagem: não pode mais ser alinhada às poéticas prescritivas (que vinham...
O que está vivo e o que está morto na estética de Hegel
por Gerd Bornheim
Existem ao menos duas tentativas de Hegel de encarar o problema de situar o sensível na intimidade da obra de arte. A...
Arte e filosofia no “Zaratustra” de Nietzsche
por Roberto Machado
Para compreender o projeto de Assim falou Zaratustra, na última fase de Nietzsche, convém voltar ao seu primeiro...
Valéry: os exercícios do espírito
por Jean-Michel Rey
O caso de Paul Valéry talvez seja único no século XX. Poucos filósofos ou escritores, ao longo da história mesmo,...
As artes e os feitos ou A secretaria do Império
Apesar das diferenças de ofício, época e estilo, o que Camões e Vieira pensam de suas respectivas artes nunca é...
O poeta da passagem
Embora menos conhecido que Blake ou Wordsworth, Coleridge (1772-1834) é uma figura única que teve forte influência,...
A luta com o anjo: Baudelaire e Delacroix
Como foi o primeiro encontro entre Baudelaire e Delacroix, em 1845? O encontro, quase indiferente ao pintor, foi...
Dostoievski: a ficção como o pensamento
Dostoievski é um exemplo de artista que contribui para a evolução das ideias encarnando-as em personagens. Sua...
De Schiller a Schönberg: da ideia moral ao ideal poético
Para o músico alemão Hans Werner Henze (1926-2012), é pelo engajamento social e político que a música atinge a...
Pintura sem palavras ou os paradoxos de Ingres
por Jorge Coli
Apesar da grande unidade de conjunto da obra pictórica de Ingres (1780-1867), nela se descobrem estranhas...
A dúvida depois de Cézanne
Cézanne é considerado o tronco do qual nascem as grandes correntes da pintura no século XX. Mas essa unanimidade...
Matisse: luxo, calma e volúpia
por Marcelin Pleynet
Em 1908, Matisse publica em suas Notas de um pintor : “O pensamento de um pintor não deve ser considerado fora de...
Duchamp: crítica da razão visual
Quando Marcel Duchamp envia (sob o falso nome de Robert Mutt) o ready-made Fountain (Fonte) para a exposição da...
Barnett Newman: o que é pintar?
por Carlos Zilio
Entre os pintores expressionistas abstratos americanos do pós-guerra (Pollock, de Kooning, Rothko…), Barnett...
Eisenstein: a construção do pensamento por imagens
por Ismail Xavier
O trabalho de Eisenstein está profundamente associado ao princípio da montagem como justaposição de elementos que se...
“Passion”: itinerário de uma anunciação
A obra de arte tenta testemunhar o indeterminado, o inexprimível. É esta busca do que não pode ser mostrado que a faz...
Poética do pensamento
por Benedito Nunes
Nietzsche, Freud e Marx, segundo Foucault, fundaram a hermenêutica moderna em que o ato interpretativo tende a...
Alegoria, imagens, tableau
por Willi Bolle
O imbricamento entre poesia e pensamento, na obra de Walter Benjamin, manifesta-se em sua arte de escrever a história...
Seis nomes, um só Adorno
Uma das teses principais da estética de Theodor W. Adorno é a de que a lei formal é o princípio básico de toda...
A luz e o cego
por Evgen Bavcar
Não se pode separar a imagem e o verbo. A imagem condiciona o texto e o texto condiciona a imagem. E vice-versa....
Merleau-Ponty: obra de arte e filosofia
por Marilena Chaui
No pensamento de Merleau-Ponty, “o ser é o que exige de nós criação, para que dele tenhamos experiência”. Tal...